O Que Realmente Importa Deixar:
Herança ou Legado?

por Silvia.

"Quando pensar em herança, pense também em legado: como quer ser lembrado e com que valores quer ser associado?"

Herança! Na quarta fase da vida essa palavra aparece mais para nós, não é mesmo? É natural? Creio que sim, porque afinal a gente ralou a vida inteira para poder fazer o melhor possível pelo e para os nossos. É justo que a gente pense em herança quando a estrada da nossa vida fica mais curta, pois nossos bens vão poder trazer benefícios àqueles que mais amamos.

Herança, para mim, tem um significado sempre forte. Coisas, bens, materiais que passam de pai para filho. Tem a ver com vínculos de sangue, com laços. Tanto é assim, que a gente tem nome de família, que passa de pai para filhos, ou de mãe para filhos. Isso faz com que aquela família não pereça, não desapareça. Sem falar de herança genética. Olha que coisa forte! Traços, fisionomias, temperamentos, doenças que são transmitidas e que consolidam o ditado “o sangue fala mais alto.”


É importante pensar em herança, então? Parece que sim. Mas tem uma outra palavrinha, similar, mas diferente. Legado. Já parou para pensar no significado que ela te traz? Para mim, legado tem a ver com imaterialidade. Tem a ver com exemplos, com valores, com lembranças que ajudam a formar ou consolidar a imagem de alguém.

Faça um exercício... quando você se lembra da sua avó ou do seu avô, o que lhe vem em mente? Algumas imagens podem ser doces memórias, outras não. Os exemplos que deram, as coisas que fizeram junto com você ou as histórias que você ouviu contarem sobre eles, formam uma imagem, uma persona desse seu ancestral. Isso é legado!

Bom ou ruim, o imaterial que você vai deixar será o seu legado, tão ou mais importante que a herança, porque é imaterial e, portanto, mais difícil de ser arruinado. E tem mais! Legado é mais amplo, não restrito a familiares, mas ao número de pessoas que foi tocado por você ao longo da sua vida. Olha que bacana!

Então, quando você for pensar em herança, pense também em legado. O que você quer deixar? Como quer que a grande “família” de pessoas que passaram pela sua vida se lembre de você? Com que valores, com que qualidades quer ser associado sempre que seu nome seja lembrado? Que tal aceitar o convite para fazer essa reflexão? Afinal, temos mais tempo livre agora, teoricamente. Então, vamos usar bem o nosso tempo, para realizar viagens interiores, em busca do autoconhecimento. Vamos nessa?

"Herança tem a ver com bens materiais; legado, com os valores e exemplos que você deixa para o mundo."

"O imaterial que você vai deixar será o seu legado, tão ou mais importante que a herança, porque é mais difícil de ser arruinado."

LIVRE

EXPRESSAR

Nesta Página são
expressos os
pensamentos
sobre temas
relavantes ao
Viver Bem, aos
50 Anos ou Mais.

Leia, entenda, reflita, opine,
expresse o seu pensar!

  1. O que você achou deste pequeno "Livre Pensar"?

  2. Do texto, quais os 3 pontos você escolhe destacar?

  3. Você consegue resumir um uma única frase, a essência do que
    foi apresentado neste texto?

    Suas respostas são bem vindas!
    Caso queira compartilhar conosco, escreva para:

Silvia é voluntária no Projeto. Psicóloga, especializada em Aconselhamento, atua há mais de 30 anos profissionalmente. silvia50viverbem@gmail.com